top of page

A Importância de Prevenir o Glaucoma

  • tendrix5
  • 25 de mai. de 2016
  • 2 min de leitura

O que é glaucoma? O glaucoma é uma doença grave que surge na sequência do aumento da pressão intraocular.

A pressão ocular (pressão interna do globo ocular ou tensão ocular) deve manter-se dentro de determinados limites, à volta dos 15 mm Hg (pressão normal do olho) embora possa oscilar entre os 10 e 22 mm Hg (valores limite), sendo uma condição essencial para garantir o correto funcionamento do olho.


O glaucoma ocular é uma doença, habitualmente, assintomática nas fases iniciais e que pode provocar cegueira, ou perda de visão severa, se não for diagnosticada e tratada de forma atempada e adequada. Glaucoma - causas


Esta pressão acontece devido ao aumento de um líquido chamado de humor aquoso, que é produzido na parte anterior do olho ou por uma deficiência de sua drenagem através de seu canal.


Quando há um bloqueio desse fluido do olho, este provoca o aumento da pressão ocular. Na maioria dos casos de glaucoma, essa pressão está elevada e provoca danos no nervo óptico.

A doença também pode acometer crianças, embora elas não manifestem nenhum tipo de sintoma. Crianças podem vir a apresentar glaucoma congênito de evolução tardia que acontece nos primeiros anos de vida ou glaucoma juvenil que surge geralmente aos quatro ou cinco anos de idade. Mesmo não havendo sintomas, as crianças podem sofrer danos no nervo ótico também. Glaucoma - sintomas Os sintomas de glaucoma ocular mais frequentes são escotomas (manchas escuras) no campo visual periférico. Para perceber melhor, imagine que está a ver um filme no cinema e que não consegue visualizar o ecrã completo, apenas vê a parte do meio, como se estivesse a ver por uma espécie de túnel. No olho com glaucoma, à medida que a doença evolui, as manchas vão aumentando e a visão vai-se deteriorando. Sintomas e sinais como olhos vermelhos, olhos lacrimejantes, fotofobia (sensibilidade à luz), dor nos olhos, dor de cabeça são também frequentes. Os sintomas de glaucoma apenas são detetados, de um modo geral, numa fase avançada da doença, isto é, quando cerca de 50% das células ganglionares estão atrofiadas. No glaucoma, os sintomas iniciais ou são inexistentes ou são praticamente impercetíveis, progredindo a doença para fases avançadas de forma "silenciosa". Ou seja, inicialmente a doença é assintomática (sem sintomas), no entanto com o evoluir do glaucoma vão surgindo os primeiros sintomas. Se o glaucoma não for tratado, a doença pode levar à lesão permanente do nervo ótico, causando alteração progressiva do campo visual, podendo progredir para a cegueira. Fatores de risco


- Pressão intraocular elevada; - Idade acima dos 60 anos ou acima dos 40 anos, para o caso de glaucoma agudo; - Histórico familiar de glaucoma pode elevar as chances de um indivíduo desenvolver a doença também; - Diabetes, problemas cardíacos, hipertensão e hipertireoidismo também podem levar à doença; - Doenças no olho, como alguns tumores, descolamento de retina e inflamações, aumentam o risco de glaucoma; - Fazer uso por muito tempo de medicamentos à base de corticosteroides. Infelizmente, o glaucoma não tem cura. Contudo, existem diversas formas de controlo da doença disponíveis que nos permitem oferecer aos doentes com glaucoma uma vida perfeitamente normal.


 
 
 

Comments


Featured Posts
Verifique em breve
Assim que novos posts forem publicados, você poderá vê-los aqui.
Recent Posts
Archive
Follow Us
  • Facebook Basic Square
bottom of page